Diversas comunidades gamers estão acusando Avowed de ser ‘Woke‘. Mas isso tem embasamento?
Após o lançamento, gamers pelo mundo vêm tendo uma recepção mista em relação ao jogo. Alguns acusam o game de ser muito genérico e de também ter muita lacração, enquanto outros defendem dizendo que o jogo tem sim algumas qualidades e que o lado ideológico de alguns aspectos do título não atrapalham, alguns até dizem que é uma luta legítima. Mas quem está certo?

O game saiu Day One no Game Pass, por isso muitas pessoas já de cara tiveram a oportunidade de testar o produto. E eu fui uma delas, pois sou um quase feliz proprietário de um Xbox Series S (o ‘quase’ fica pra um outro artigo). A questão é que eu tenho duas ou três dezenas de horas no game e claro, irei dar a minha opinião não especializada.
Sim! O game tem alguns elementos que, querendo ou não, mostram um interesse ideológico por alguma causa. O fato é que eu joguei ele traduzido para português, e como a nossa língua atualmente não usa pronomes neutros, foi de fato deveras estranho me deparar com palavras como ‘elu’ e ‘delu’.
A questão é que, tirando a criação de personagem, por um bom pedaço do jogo você não irá encontrar tais pronomes. Mas a partir de um certo momento, um personagem importante irá participar e ser citado em muitos diálogos, sendo sempre citado com pronomes neutros.
Fora isso, não parece haver muitas coisas que possam desagradar os gamers mais conservadores. Não tem cenas amorosas com casais gays ou coisa do tipo. Não que isso tenha problemas, mas tal deve ser extremamente bem aplicado para ser melhor aceito. Não adianta dar murro em ponta de faca.
A ‘Sustança’ do Game
O que sustenta o game é sua gameplay. A progressão ou não em Avowed depende da mente aberta de quem está jogando. Não é nada difícil, na verdade, é bem prazeroso, mas o combate é peculiar e chato para quem não vai com a cara, e extremamente fantástico para quem tá na vibe. Então, vai do seu gosto.
A história é simplória mas tem sim muitos pontos interessantes e arcos que te deixam no mínimo curioso. Os cenários são lindos e a Unreal Engine 5 entrega resultados deveras interessantes, apesar de estar sendo bem criticada ultimamente por conta de sua otimização.
O game não tem muita coisa a ver com Skyrim, mas sim, pra quem já gosta do estilo de alta-fantasia medieval similar ao título da Bethesda, pode ser uma boa testar.
No fim das contas Avowed é um jogo que tomou uma pancada de supetão de todo o alvoroço das tretas da comunidade gamer contra a cultura Woke. Ele pode até ter certos aspectos que fazem alguns torcerem o nariz, seja com razão ou não. O fato é que ele acerta em muitas outras coisas e merece sim ser testado e visto individualmente, e não encaixotado em uma leva de jogos rotulados.