Após vários anos com Minecraft sendo um dos jogos mais jogados e famosos do mundo. Muitos de nós esqueceram ou nem sabem o quanto esse game já foi do “submundo”. Em 2009, ano do lançamento da chamada Versão Clássica, esse jogo chamou a atenção. Mas não por ser divertido e encantador como ele é hoje, mas por ser um jogo misterioso. Poucos sabiam ou entendiam a proposta do game. Pelo simples fato de que ele não te explicava o que estava acontecendo e qual era seu objetivo naquele mundo vazio. E o desconhecido sempre causa desconforto em nós. Então, os gamers que se aventuraram na época relatavam que parecia que Minecraft era na verdade, um jogo de horror. Onde cabia ao jogador, sobreviver a algo sinistro escondido nas florestas ou nas cavernas obscuras.

O surgimento das lendas
Na gênesis do Minecraft, existiam os jogadores que focavam 100% na gameplay. Em construir suas casa, suas fazendas, tentar montar minas de minérios gigantescas, criar bases inteiras com esconderijos e salas cheias de baús, tentar criar circuitos inteiros usando trilhos normais e trilhos de redstone, etc. Mas também existiam os jogadores contemplativos. Aqueles que paravam para “sentir” a brisa das florestas, para ouvir os sons estranhos nas cavernas, para observar os monstros surgindo após um por do sol quadrado. E foram esses jogadores que notaram uma energia muito estranha sendo emanada de todo o contexto do jogo. Que, ao ser analisado, pode plantar algumas perguntas bem interessantes do tipo. Quem é o Steve? O que ele está fazendo sozinho nesse mundo? O que aconteceram com os outros humanos? (não existiam aldeões ainda) E mais importante: Por que existem monstros à noite, e de onde eles vêm?
A névoa do inferno
Alguns diriam que foi tudo uma série de coincidências. Que o criador do game não pensou em configurar uma atmosfera específica de medo ou felicidade para o título e os jogadores inventaram tudo sozinhos. Até que faz sentido, por exemplo, podemos citar a famosa névoa do game. Que era uma das principais causadoras de arrepio na espinha dos fãs da época. Mesmo de dia, o jogo passava uma sensação estranha. Principalmente no meio daquelas florestas praticamente monocromáticas, de um verde morto, que raramente emitiam algum som. Às vezes de um animal, ou às vezes, de passos estranhos te seguindo.
Isso somado à solidão e a sensação de um mundo morto, vazio e cinza, com certeza deixava os jogadores mais contemplativos arrepiados. Mas a névoa, nada mais era do que um recurso das opções gráficas do game para melhorar o desempenho. Apesar de que, concordemos. A névoa era só um dos elementos macabros de todo o conjunto da obra. Conforme o jogo foi evoluindo e atualizando, toda essa energia sinistra acabou sendo atenuada por animais fofos, cores vivas, biomas variados e claro, um modo online consistente. Mas seja durante ou depois da “era macabra” do Minecraft, sempre tivemos lendas sobre criaturas sobrenaturais que habitam o game. Vejamos algumas:
Lendas do Minecraft:
- Entity 303
Entity 303 é uma das lendas macabras de Minecraft, que surgiu em 2013 como uma suposta continuação da lenda de Herobrine. Segundo a história, Entity 303 é um hacker que teria invadido o jogo. Que teria o poder de corromper e apagar mundos dos jogadores, de controlar e manipular mobs, de causar glitches e bugs, e de se disfarçar de outros jogadores. Essa entidade teria uma aparência semelhante à de um humano, mas com roupas brancas e uma máscara preta. Entity 303 seria o líder de um grupo de hackers, que teriam o objetivo de destruir o jogo e os jogadores.
A lenda de Entity 303 surgiu a partir de um vídeo postado no YouTube. Que mostrava um suposto encontro com o personagem em um mundo de Minecraft. O vídeo foi acompanhado de uma história, que contava a origem e as intenções de Entity 303. A história dizia que Entity 303 era um ex-funcionário da Mojang. Que teria sido demitido por Notch, e que teria jurado vingança contra o jogo e os jogadores. A história também dizia que Entity 303 era mais perigoso e poderoso do que Herobrine, e que teria uma rivalidade com ele. A lenda de Entity 303 se espalhou pela internet, e gerou várias teorias, debates e especulações entre os fãs de Minecraft.
- Null
Null é uma lenda mais recente e menos conhecida de Minecraft, que surgiu em 2015, como uma suposta alternativa à lenda de Herobrine. Segundo a lenda, Null é uma entidade que existe no jogo. Que tem a aparência de um humano, mas totalmente preto, sem olhos, boca ou nariz. Null seria uma falha no código do jogo. Que teria sido criada acidentalmente por Notch, e que teria o poder de se manifestar em qualquer mundo ou servidor. Null seria capaz de causar erros, falhas e corrupções no jogo, de apagar mundos e personagens, e de se comunicar com os jogadores através de mensagens enigmáticas.
A lenda de Null surgiu a partir de uma imagem postada no site Reddit. Que mostrava uma figura negra e sem rosto em um mundo de Minecraft. A imagem foi acompanhada de uma mensagem. Que dizia que Null era o verdadeiro nome de Herobrine, e que ele era o responsável por todos os problemas e mistérios do jogo. A lenda de Null ganhou repercussão e curiosidade, e inspirou algumas histórias, vídeos e mods relacionados ao personagem. Apesar de ser considerada uma lenda falsa e sem fundamento, a lenda de Null ainda intriga e assusta alguns jogadores.
- Herobrine
Herobrine é, sem dúvida, a lenda mais famosa e assustadora de Minecraft. Segundo a lenda, Herobrine é um fantasma que habita o jogo, e que tem a mesma aparência do jogador, exceto pelos olhos brancos e brilhantes. Herobrine seria o irmão falecido de Notch, o criador do jogo, que teria sido adicionado ao jogo como uma homenagem póstuma. Herobrine seria capaz de construir e destruir estruturas, de invadir e assombrar mundos dos jogadores, e de perseguir e atacar os jogadores que o encontrassem.
A lenda de Herobrine surgiu em 2010. Quando um usuário do fórum do jogo postou uma imagem de uma figura misteriosa que ele teria visto em seu mundo. A imagem se espalhou pela internet, e logo surgiram relatos de outros jogadores que também teriam visto ou encontrado Herobrine em seus jogos. A lenda ganhou força e popularidade, e inspirou várias histórias, vídeos, mods e mapas relacionados ao personagem. Apesar de nunca ter sido confirmada oficialmente, a lenda de Herobrine se tornou parte da cultura e da mitologia de Minecraft.
Conclusão
Estas são apenas algumas das lendas macabras que existem nas versões clássicas de Minecraft. E que mostram que o jogo não é apenas um passatempo divertido e inocente, mas também uma fonte de terror e mistério. Essas lendas são fruto da imaginação e da criatividade dos fãs. Que usam o jogo como uma plataforma para contar e compartilhar histórias assustadoras e envolventes. Se você é um fã de Minecraft, ou se quer conhecer mais sobre essas lendas, você pode pesquisar, assistir ou jogar os conteúdos relacionados a elas. Mas cuidado: você pode se surpreender com o que vai encontrar.