Por que Battlefield é Quase Perfeito?

Os jogos de FPS (first person shooter) definitivamente conseguem englobar um público enorme. E entre as franquias mais populares do mundo dos shooters, podemos encontrar aquela que para muitos é a melhor disparada: a franquia Battlefield! Que surgiu em 2002 com um tímido game intitulado Battlefield 1942, com a óbvia temática de Segunda Guerra. Esse game foi um divisor de águas para a indústria de FPS’s, pois trouxe à tona uma visão mais ampla de como uma partida de um shooter online poderia funcionar. Battlefield 1942 mostrou que era possível simular o caos de um campo de batalha real apenas virando uma chave: dar veículos e poder de fogo quase ilimitado aos jogadores.

dice battlefield
Créditos: Divulgação/EA

Qual a minha experiência com a série?

Eu sou um fã de longa, muito longa data da série. Me aventuro pelos covers dos mapas e partidas da série antes mesmo de poder jogar o meu primeiro BF. Por volta de 2011 eu tinha um velho notebook da POSITIVO, e lá, consegui a façanha de rodar tanto o Battlefield 1942 quanto o Vietnam, ambos provavelmente a 20 FPS, mas como podem imaginar, eu não ligava para isso. Por volta de 2013-2014 eu acompanhava religiosamente vídeos de gameplay do glorioso Battlefield 3, 4 e até do Bad Company 2. Ou seja, eu tinha umas 50 horas (fácil) de BF3 antes mesmo de poder entrar de verdade em uma partida. E isso aconteceu por volta de 2016, quando comprei meu XBOX 360 com salário de um curso técnico e depois de muito tempo jogando games emprestados, comprei meu primeiro jogo original: Battlefield 3! Um tempo depois disso também montei um PC e consegui jogar Battlefield 4, que atualmente é o game com mais tempo registrado na minha vida, constando mais de 700 horas de jogatina e muita foguetada em veículos.

O que é Battlefield?

Vamos agorar entender como foi a criação da primeira das obras da franquia. Como já dito, Battlefield nasceu em 2002 com Battlefield 1942, desenvolvido pela DICE, e já conquistou uma legião de fãs pela proposta. Nesse primeiro título, um dos principais diferenciais era a mecânica dos jogadores poderem não só jogar com infantaria, mas também podendo usar veículos de guerra como aviões e tanques. Battlefield 1942 tem como sua temática a segunda guerra mundial, uma ambientação comum nos títulos de tiro em primeira pessoa dos anos 2000. A exemplo disso temos os inúmeros jogos da série Medal of Honor lançados nessa época e todos ambientados na segunda guerra mundial. Mas battlefield 1942 nasceu de uma série de propostas diferente que mais a frente viriam a se tornarem sua carta na manga:

  • Com uma fórmula de partidas muito bem pensada, o primeiro título da série induzia os jogadores a jogarem em equipe, com cada um tendo sua própria função no time.
  • Um dos outros diferenciais do jogo eram seus mapas enormes e muito bem pensados para deixar a simulação das batalhas o mais real possível. E o sucesso foi tanto que o jogo recebeu duas expansões, a The Road To Rome e outra chamada The Secret Weapons of WWII, que adicinavam coisas como novos mapas e armas.

Novos títulos

Logo depois do sucesso enorme do jogo. A EA, em parceria com a DICE, lançou Battlefield Vietnam. Um título óbviamente ambientado na Guerra do Vietnã que evoluiu algumas coisas. E logo depois desse, veio o lendário Battlefield 2, que revolucionou tudo. Esse terceiro título trouxe uma nova temática em ascensão na época, as guerras modernas. E esse foi um acerto e tanto, pois Battlefield 2 foi responsável por trazer um número enorme de novos fãs para a saga. Tudo no jogo era extremamente bem pensado, tanto na gameplay quando no sistema de progresso, onde os jogadores iam liberando equipamento conforme subiam de level.

Battlefield 2 recebeu 3 expansões e elevou a saga ao panteão dos jogos de tiro em primeira pessoa. E após mais alguns títulos no meio do caminho, tivemos um outro ponto de virada na série, com Battlefield Bad Company, de 2008. O jogo foi muito bem quisto pelos fãs por trazer um modo história bem caprichado e com uma equipe de protagonistas carismáticos. Mas o próximo ponto de virada da série seria ainda maior, e viria através do título lançado em 2010, Battlefield Bad Company 2. A revolução técnica que esse game trouxe possibilitou que os idealizadores pudessem melhorar tudo o que fazia a série se diferenciar: o caos criado pelos jogadores.

Battlefield Bad Company 2 trouxe muito do que tinha de bom em Battlefield 2, inclusive a temática de guerra moderna. Com cenários destrutivos, efeitos de explosão e fumaça, veículos e armas diversos, esse game acabou por conquistar ainda mais fãs. Mas principalmente colocou a DICE para testar bastante coisa para aplicar em um título vindouro.

A grande revolução: Battlefield 3!

Em 2011 os gamers do mundo inteiro foram presenteados com aquele que para muitos é o melhor jogo da série, Battlefield 3. O jogo tomou proporções enormes e furou a bolha. Tudo nesse jogo impressionava, desde os gráficos lindos até os cenários destrutivos. Battlefield 3 veio para mostrar que a série era capaz de conseguir ser competente em tudo o que se propunha quando queria. Pois tanto o modo história quanto o modo multiplayer, eram caprichados e incríveis. A história do jogo trazia uma trama bastante interessante que fazia muito bem seu papel de colocar um pano de fundo para justificar a guerra em curso.

Mas o jogo brilhou mesmo foi no seu modo online. Tudo no game havia sido pensado e executado de forma perfeita para imergir os jogadores na batalha. Os gráficos eram lindos e deixavam tudo mais visceral. O áudio, dava uma ambientação magnífica onde os jogadores realmente se sentiam em um campo de batalha. Com som de explosões estrondosos ou mesmo o som ensurdecedor de um caça voando baixo.

Momentos ‘Only in Battlefield’

Uma das maiores características da série, é sua forma natural de fazer os próprios jogadores criarem seu cenário de guerra. Pois em Battlefield você não chama o bombardeio. Você é o bombardeio! E isso sempre foi um destaque da série, e só aumentou em Battlefield 3. Ao mesmo tempo, durante uma simples caminhada pelo mapa você poderia topar com dois tanques se explodindo, ou com um helicóptero de ataque derrubando outro. Ou você mesmo poderia tentar acertar um caça passando do seu lado com uma bazuca. E tudo isso criava uma ambientação imersiva onde cada partida era intensa e visceral.

O desenrolar da série

Logo depois da revolução de Battlefield 3, a franquia conseguiu manter uma certa relevância, mas nenhuma revolução enorme veio depois disso. O que não tira os méritos dos títulos como Battlefield 4, que melhorou tudo do seu antecessor. Battlefield 1 que trouxe uma temática inédita na série, a primeira guerra mundial, e o fez de uma forma bastante competente. Battlefield V, que trouxe de volta a temática de segunda guerra mundial. E atualmente estamos com Battlefield 2042, que trouxe uma temática semi futurista.

Cada um desses títulos após Battlefield 3 tiveram suas polêmicas, e valem até um artigo só para listar tudo o que aconteceu. Mas o fato é que nenhum outro título além de BF3 conseguiu o grande feito de revolucionar não só a saga, mas o mundo de games como um todo.

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Por que Battlefield é Quase Perfeito?

Os jogos de FPS (first person shooter) definitivamente conseguem englobar um público enorme. E entre as franquias mais populares do mundo dos shooters, podemos encontrar aquela que para muitos é a melhor disparada: a franquia Battlefield! Que surgiu em 2002 com um tímido game intitulado Battlefield 1942, com a óbvia temática de Segunda Guerra. Esse game foi um divisor de águas para a indústria de FPS’s, pois trouxe à tona uma visão mais ampla de como uma partida de um shooter online poderia funcionar. Battlefield 1942 mostrou que era possível simular o caos de um campo de batalha real apenas virando uma chave: dar veículos e poder de fogo quase ilimitado aos jogadores.

dice battlefield
Créditos: Divulgação/EA

Qual a minha experiência com a série?

Eu sou um fã de longa, muito longa data da série. Me aventuro pelos covers dos mapas e partidas da série antes mesmo de poder jogar o meu primeiro BF. Por volta de 2011 eu tinha um velho notebook da POSITIVO, e lá, consegui a façanha de rodar tanto o Battlefield 1942 quanto o Vietnam, ambos provavelmente a 20 FPS, mas como podem imaginar, eu não ligava para isso. Por volta de 2013-2014 eu acompanhava religiosamente vídeos de gameplay do glorioso Battlefield 3, 4 e até do Bad Company 2. Ou seja, eu tinha umas 50 horas (fácil) de BF3 antes mesmo de poder entrar de verdade em uma partida. E isso aconteceu por volta de 2016, quando comprei meu XBOX 360 com salário de um curso técnico e depois de muito tempo jogando games emprestados, comprei meu primeiro jogo original: Battlefield 3! Um tempo depois disso também montei um PC e consegui jogar Battlefield 4, que atualmente é o game com mais tempo registrado na minha vida, constando mais de 700 horas de jogatina e muita foguetada em veículos.

O que é Battlefield?

Vamos agorar entender como foi a criação da primeira das obras da franquia. Como já dito, Battlefield nasceu em 2002 com Battlefield 1942, desenvolvido pela DICE, e já conquistou uma legião de fãs pela proposta. Nesse primeiro título, um dos principais diferenciais era a mecânica dos jogadores poderem não só jogar com infantaria, mas também podendo usar veículos de guerra como aviões e tanques. Battlefield 1942 tem como sua temática a segunda guerra mundial, uma ambientação comum nos títulos de tiro em primeira pessoa dos anos 2000. A exemplo disso temos os inúmeros jogos da série Medal of Honor lançados nessa época e todos ambientados na segunda guerra mundial. Mas battlefield 1942 nasceu de uma série de propostas diferente que mais a frente viriam a se tornarem sua carta na manga:

  • Com uma fórmula de partidas muito bem pensada, o primeiro título da série induzia os jogadores a jogarem em equipe, com cada um tendo sua própria função no time.
  • Um dos outros diferenciais do jogo eram seus mapas enormes e muito bem pensados para deixar a simulação das batalhas o mais real possível. E o sucesso foi tanto que o jogo recebeu duas expansões, a The Road To Rome e outra chamada The Secret Weapons of WWII, que adicinavam coisas como novos mapas e armas.

Novos títulos

Logo depois do sucesso enorme do jogo. A EA, em parceria com a DICE, lançou Battlefield Vietnam. Um título óbviamente ambientado na Guerra do Vietnã que evoluiu algumas coisas. E logo depois desse, veio o lendário Battlefield 2, que revolucionou tudo. Esse terceiro título trouxe uma nova temática em ascensão na época, as guerras modernas. E esse foi um acerto e tanto, pois Battlefield 2 foi responsável por trazer um número enorme de novos fãs para a saga. Tudo no jogo era extremamente bem pensado, tanto na gameplay quando no sistema de progresso, onde os jogadores iam liberando equipamento conforme subiam de level.

Battlefield 2 recebeu 3 expansões e elevou a saga ao panteão dos jogos de tiro em primeira pessoa. E após mais alguns títulos no meio do caminho, tivemos um outro ponto de virada na série, com Battlefield Bad Company, de 2008. O jogo foi muito bem quisto pelos fãs por trazer um modo história bem caprichado e com uma equipe de protagonistas carismáticos. Mas o próximo ponto de virada da série seria ainda maior, e viria através do título lançado em 2010, Battlefield Bad Company 2. A revolução técnica que esse game trouxe possibilitou que os idealizadores pudessem melhorar tudo o que fazia a série se diferenciar: o caos criado pelos jogadores.

Battlefield Bad Company 2 trouxe muito do que tinha de bom em Battlefield 2, inclusive a temática de guerra moderna. Com cenários destrutivos, efeitos de explosão e fumaça, veículos e armas diversos, esse game acabou por conquistar ainda mais fãs. Mas principalmente colocou a DICE para testar bastante coisa para aplicar em um título vindouro.

A grande revolução: Battlefield 3!

Em 2011 os gamers do mundo inteiro foram presenteados com aquele que para muitos é o melhor jogo da série, Battlefield 3. O jogo tomou proporções enormes e furou a bolha. Tudo nesse jogo impressionava, desde os gráficos lindos até os cenários destrutivos. Battlefield 3 veio para mostrar que a série era capaz de conseguir ser competente em tudo o que se propunha quando queria. Pois tanto o modo história quanto o modo multiplayer, eram caprichados e incríveis. A história do jogo trazia uma trama bastante interessante que fazia muito bem seu papel de colocar um pano de fundo para justificar a guerra em curso.

Mas o jogo brilhou mesmo foi no seu modo online. Tudo no game havia sido pensado e executado de forma perfeita para imergir os jogadores na batalha. Os gráficos eram lindos e deixavam tudo mais visceral. O áudio, dava uma ambientação magnífica onde os jogadores realmente se sentiam em um campo de batalha. Com som de explosões estrondosos ou mesmo o som ensurdecedor de um caça voando baixo.

Momentos ‘Only in Battlefield’

Uma das maiores características da série, é sua forma natural de fazer os próprios jogadores criarem seu cenário de guerra. Pois em Battlefield você não chama o bombardeio. Você é o bombardeio! E isso sempre foi um destaque da série, e só aumentou em Battlefield 3. Ao mesmo tempo, durante uma simples caminhada pelo mapa você poderia topar com dois tanques se explodindo, ou com um helicóptero de ataque derrubando outro. Ou você mesmo poderia tentar acertar um caça passando do seu lado com uma bazuca. E tudo isso criava uma ambientação imersiva onde cada partida era intensa e visceral.

O desenrolar da série

Logo depois da revolução de Battlefield 3, a franquia conseguiu manter uma certa relevância, mas nenhuma revolução enorme veio depois disso. O que não tira os méritos dos títulos como Battlefield 4, que melhorou tudo do seu antecessor. Battlefield 1 que trouxe uma temática inédita na série, a primeira guerra mundial, e o fez de uma forma bastante competente. Battlefield V, que trouxe de volta a temática de segunda guerra mundial. E atualmente estamos com Battlefield 2042, que trouxe uma temática semi futurista.

Cada um desses títulos após Battlefield 3 tiveram suas polêmicas, e valem até um artigo só para listar tudo o que aconteceu. Mas o fato é que nenhum outro título além de BF3 conseguiu o grande feito de revolucionar não só a saga, mas o mundo de games como um todo.

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