Com o anúncio do jogo mais esperado de todos os tempos, GTA 6, eu resolvi fazer um post sobre a RAGE Engine, o motor gráfico que a Rockstar usa para dar vida aos seus jogos. Mas claro, junto com o anúncio, vieram também um monte de dúvidas na cabeça dos fãs. E embora a empresa dona da Rockstar tenha confirmado que o jogo será lançado primeiro para os consoles da nova geração, a galera já começou a se perguntar: quais serão os requisitos do GTA 6 para o PC quando ele finalmente chegar? Como ainda temos poucas informações técnicas sobre o tamanho real desse monstro, vamos usar nossa melhor referência para especular o quão pesado ele pode ser: o trailer!
Um mundo gigantesco!
Ao assistir o trailer e analisar cada cena levando em consideração nossa experiência gamer, podemos chegar a algumas conclusões interessantes. Podemos começar pelo tamanho do mapa. Por diversas vezes em certos takes do trailer, podemos ver o quão gigante está o mapa do game. Como por exemplo uma das cenas iniciais que mostra a praia vista de cima, nesse momento podemos ver não só vários prédios detalhados na nossa frente, mas também toda uma estrutura metropolitana no fundo. Com prédios que chegam a sumir de vista, e todos muito grandes e altos. Algo que simplesmente não vimos em GTA 5, já que o único ponto que conta com grandes prédios é o centro de Los Santos, que para os padrões de hoje, é de certa forma bem pequeno.
NPCs que podem fazer até lives!
Outro ponto importante é a quantidade de NPCs, que podem chegar até a mais de cem em uma única cena, como a da praia. Algo que com certeza deve ser levado em consideração. Não só pelo processamento necessário para carregar os modelos (que estão muito bem detalhados para um projeto desse tamanho), mas também pela própria inteligência artificial deles. Algo que com certeza a Rockstar irá caprichar, bastante. Os NPCs não só poderão agir de forma independente, mas também irão interagir entre si, reagir ao jogador e simular sua própria rotina e até sua personalidade. Tudo isso enquanto usam sua IA para fazer tais animações da forma mais fluida. Algo que com certeza irá consumir bastante poder de processamento.
A iluminação foto-realista!
Algo que parece bastante impressionante também, que todos perceberam mas somente os gamers conseguiram detectar o que é. É o uso claro de Ray Tracing. Uma tecnologia impressionante de iluminação e reflexo que dá um toque foto-realista em qualquer projeto. Pois tudo o que ele reflete ou ilumina é gerado em tempo real. Com essa tecnologia os jogadores podem olhar para as janelas de um prédio, e ver o exato reflexo do seu personagem e do cenário sem pegadinhas ou efeitos roteirizados. Além disso o Ray Tracing calcula a refração da luz, que nada mais é do que quando uma fonte de iluminação como o sol, bate em alguma superfície como o chão, e o próprio chão emite outra luz que bate no teto, por exemplo. Essa tecnologia também deve ser levada em consideração, já que gasta bastante recurso. E isso pode alterar drasticamente os requisitos do GTA 6.
Os rumores que podem literalmente mudar o jogo… e o seu desempenho
Agora indo para o lado das especulações e vazamentos. Temos mais alguns detalhes que podem com certeza pesar para o seu processador surrado e sua placa de vídeo empoeirada. Temos algumas informações de que GTA 6 irá contar com diversos interiores acessíveis, infinitamente mais do que seu antecessor. Viu algum prédio ao longe e quer explorar? Você simplesmente irá entrar pela recepção e poderá entrar nos quartos e salas da estrutura. Isso segundo os rumores.
Também já foram vazados diversos rascunhos (baseados nos vazamentos e no trailer) do mapa do game. Que podem indicar que sua extensão será quase três vezes maior do que GTA V. Algo com certeza impressionante, visto que a Rockstar não faz pedaços de mapa só por fazer. Ela adiciona detalhes e interações para o jogador em cada canto. Ou seja, GTA 6 irá contar não só com um mundo vivo e profundo, mas também ele será gigantesco.
GTA 6 requisitos
Alguns podem dizer que é relativamente fácil supor os requisitos do GTA 6 somente olhando para os consoles que ele será lançado. Mas não é tão simples assim. Diversas coisas podem interferir na performance do game quando ele é portado para o PC. Já que esta é outra plataforma que é relativamente mais complexa do que os consoles. Geralmente, quando um jogo sai para computadores, ele vem com opções gráficas mais detalhadas. Podemos traduzir isso dizendo que as versões de console rodam o game como se ele estivesse com as configurações gráficas no “Médio”, e quando ele chega ao PC, vêm com as opções para “Alto” e até “Ultra”.
Além disso, por ser uma plataforma com diversas combinações de hardware, o PC sofre bastante com a questão da otimização, que nada mais é do que o esforço dos desenvolvedores para eliminar ou diminuir cargas de processamento mal programadas que pesam além do necessário. Os consoles contam com somente uma combinação de peças, e o estúdio precisa focar apenas nesse poder de processamento para otimizar o game. Agora no PC, os desenvolvedores precisam pensar em como otimizar o jogo para diversas arquiteturas de diversos hardwares. Um simples processador pode ter várias marcas, dentro dessa marca podem ter diversas gerações, e dentro das gerações podem ter diversas arquiteturas. Algo que com certeza embaralha essa questão da otimização. Mas dito isso e levado em consideração tudo o que pontuamos ao longo desse artigo. Apresento à vocês a melhor teoria de como serão os requisitos do GTA 6:
GTA 6 Requisitos mínimos:
- Sistema Operacional: Windows 10/11 64 Bit
- Processador: Core i7 9700K / Ryzen 7 3700X
- Memória: 16 GB de RAM
- Placa de vídeo: GeForce RTX 2060 / Radeon RX 6600
- Armazenamento: 200 GB de espaço disponível
GTA 6 Requisitos recomendados:
- Sistema Operacional: Windows 10/11 64 Bit
- Processador: Core i9 10900K / Ryzen 5 5800X
- Memória: 32 GB de RAM
- Placa de vídeo: GeForce RTX 3080 / Radeon RX 7800 XT
- Armazenamento: 200 GB de espaço disponível
2 Comments
[…] 2022, foi revelado que GTA 6 terá mais de 1.500 eventos aleatórios, um número impressionante se comparado com os 300 de Red […]
[…] o jogo será lançado apenas para PlayStation 5 e Xbox Series, sem previsão de uma versão de GTA 6 para PC. Essa notícia deixou muitos fãs desapontados, mas não é a primeira vez que a Rockstar Games […]